Pesca

Colônia Z-3 promove abertura da safra de camarão

Evento oficial que marca a temporada do crustáceo terá programação com exposições e almoço com frutos do mar

Foto: Jô Folha - arquivo DP - Evento acontece no dia 1º de fevereiro

Por Helena Schuster
[email protected]
(Estagiária sob supervisão de Vinicius Peraça)

A abertura da safra de camarão de 2023 em Pelotas será marcada pela valorização do comércio local e dos pescadores da cidade. No dia 1º de fevereiro, data em que se inicia a captura do crustáceo, a Associação dos Feirantes Pescadores Artesanais de Pelotas (Afpa-Pel) e a Colônia de Pescadores Z-3, com apoio da Emater, realizam um evento oficial para celebrar a temporada, que traz boas expectativas este ano.

A programação do evento conta com ato de entrega de licenças de pesca do presidente do Sindicato de Pescadores da Colônia Z-3, almoço com frutos do mar (mediante reserva), exposição de artesanato do projeto Redeiras e, também, exposição de uma rede de pesca de camarão junto com explicações sobre o funcionamento da captura do crustáceo.

A presidente da Afpa-Pel, Adriana Chagas, conta que o evento é importante para celebrar o início da safra e aproximar a população dos pescadores. "Essa é uma das nossas principais safras e sentimos a necessidade de oficializar isso, até para mostrar que as pessoas podem ir à Z-3 para visitar e também comprar do comércio local." Adriana estima que 800 famílias trabalham e vivem da pesca na Colônia Z-3, sendo 50 delas vinculadas à Associação.

Para o extensionista rural da Emater, Robson Loeck, o evento também é uma oportunidade de fortalecer a Colônia-Z3 e seus trabalhadores. "É uma festa pensada por duas entidades que representam os pescadores, o que torna o evento mais representativo e culturalmente forte. À nós, cabe apoiar a ideia para valorizar a Z-3 e também incentivar o turismo e a gastronomia", comenta.

Já tem camarão
O otimismo para a safra deste ano também anima a organização do evento de abertura. "Provavelmente [a safra] será melhor que a do ano passado. Por causa da seca, do calor e da água baixa e bem salgada, o crustáceo já apareceu na beira da praia e está se desenvolvendo bem", celebra Adriana, que também estima a continuidade de bons resultados na pesca da tainha.

A presidente relembra que, na última safra, os resultados foram frustrantes. "Algumas famílias não conseguiram trabalhar direito. Deu para se defender, mas esse ano será melhor", torce. Em 2022, o atraso do seguro defeso também agravou a situação e motiva ainda mais a torcida por uma boa safra este ano. "Os pescadores encaminham o seguro defeso no dia 30 de maio, quando acaba a safra, mas teve gente que foi receber a primeira parcela só em agosto, foi um problemão."

Para participar do evento
O evento é aberto ao público e se inicia às 11h. Para almoçar no local, é necessário fazer reserva pelo WhatsApp (53) 98118-9259. O cardápio do almoço oferecerá opções de diferentes pratos de frutos do mar e pode ser consultado através do mesmo telefone. Toda a programação ocorrerá no Quiosque da Z-3, localizado logo na entrada do bairro, à direita do pórtico.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Precariedade de limpeza em avenida do Laranjal incomoda moradores Anterior

Precariedade de limpeza em avenida do Laranjal incomoda moradores

Morre Frederico Carlos Lang Neto Próximo

Morre Frederico Carlos Lang Neto

Deixe seu comentário